Um sítio sobre dislexia

A nossa colega Luisa Mota está a construir um sítio especializado em dislexia. Vamos aguardar com muita expectativa e dar-lhe todo o apoio e colaboração. Entretanto, vamos espreitando em http://dislexia.luisamota.googlepages.com ou aqui mesmo...

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Pistas para identificar dislexia

Primeiros anos:

Atraso na linguagem, comparando com as outras áreas de desenvolvimento


Anos pré-escolares:

Dificuldade em aprender canções, rimas e lenga-lengas;
Falha na apreciação de rimas;
Dificuldade em pronunciar as palavras, persistência da fala à bebé;
Dificuldade em aprender e lembrar nomes das letras;
Não saber bem as letras do seu próprio nome;
Dificuldade em lembrar nomes próprios.

Pré primário e primeiro ano:

Falha em perceber que as palavras se podem separar;
Falha em perceber que as palavras se podem segmentar em sons:
Dificuldade em ligar as letras a sons (por ex. a letra b ao som b);
Erros de leitura que revelam não ter ligação aos sons das letras;
Dificuldade ou incapacidade de ler palavras comuns de uma sílaba;
Queixas de que ler é muito difícil, foge quando é altura de ler;
História de problemas de leitura em familiares:

Áreas fortes:

Curiosidade;
Muita imaginação;
Apanha as coisas facilmente;
Adere facilmente a novas propostas;
Boa compreensão de novos conceitos;
Maturidade;
Vocabulário extenso para grupo etário;
Gosto por resolver puzzles;
Facilidade em construir modelos;
Boa compreensão de histórias lidas.


A partir do 2º ano

Problemas na fala

Má pronúncia de palavras longas e pouco familiares (omitir partes ou confundir a ordem);
Fala pouco fluente, com pausas e hesitações, com “hums...” enquanto fala;
Uso de linguagem imprecisa, referências vagas a “coisas” em vez o nome do objecto;
Não conseguir encontrar o nome exacto do objecto e confundir com palavras que têm um som parecido;
Precisa de tempo para dar uma resposta, não é de resposta rápida
Dificuldade em lembrar informações e factos (por exemplo nº de telefone, nomes, datas);

Problemas na leitura

Progresso muito lento;
Falta de estratégia para aprender novas palavras;
Dificuldade em ler palavras desconhecidas, adivinha a palavra, falha em soletrar de forma sistemática;
Dificuldade em ler as palavras pequenas de ligação (por, de, ...)
Atrapalha-se a ler palavras multisilábicas;
Omite partes de palavras ao ler, como se a palavra tivesse um buraco no meio;
Medo de ler em voz alta; evita ler em voz alta;
Substituições, omissões, má pronúncia;
A leitura é entrecortada e esforçada, não é fluente ou suave;
Tem falta de entoação;
Apoia-se no contexto para descodificar as palavras;
Lê melhor as palavras em contexto do que isoladas;
Rendimento muito mau em testes de escolha múltipla;
Não consegue acabar os testes dentro do tempo;
Substituição de palavras por outras com o mesmo significado (carro, automóvel)
Péssima ortografia;
Dificuldade em ler os problemas de matemática;
Leitura muito lenta e cansativa;
Os trabalhos de cãs nunca mais acabam, pede ajuda aos pais para lhe lerem;
Má caligrafia;
Muita dificuldade em aprender língua estrangeiras;
Evita a leitura lúdica;
A precisão de leitura vai melhorando mas continua a faltar fluência;
Baixa auto estima, com um sofrimento que nem sempre é visível para os outros.

Áreas fortes:

Excelentes capacidades cognitivas, conceptualização raciocínio, imaginação, abstracção;
Aprendizagem é atingida mais pela compreensão do que pela memorização;
Capacidade para apanhar as ideias principais;
Boa capacidade de compreensão do material que lhe é lido;
Habilidade para ler coisas dentro de uma área de interesses, em que fez uma sobreaprendizagem dos termos;
Excelente compreensão de vocabulário, pode ter um vocabulário sofisticado;
Muito bom em áreas que não dependam da leitura como matemática, computadores, artes visuais, ou em áreas mais conceptuais como filosofia, biologia, estudos sociais ou escrita criativa.

Jovens adultos e adultos

Problemas na fala

Persistência dos problemas anteriores na linguagem oral;
Má pronúncia de nomes de pessoas e lugares, tropeçar em partes de palavras;
Dificuldade em lembrar nomes de pessoas e lugares e confusão entre nomes com som parecido;
Dificuldade em evocar palavras, parece que estão “debaixo da língua”;
Falta de expressividade na fala, em particular quando é o centro das atenções;
Vocabulário compreensivo mais vasto que o expressivo, evitar usar palavras que podem ser mal pronunciadas;

Problemas na leitura

História de dificuldades de leitura e escrita na infância;
A leitura vai-se tornando mais precisa mas continua a envolver esforço;
Falta de fluência;
Embaraço na leitura oral, evitar participar em actividades que exijam leitura oral
Dificuldade em ler e pronunciar palavras pouco comuns ou estranhas;
Persistência de dificuldades de leitura;
Grande cansaço com a leitura;
Leitura lenta na maioria dos materiais: livros, revistas, legendas;
Dificuldade em testes de escolha múltipla;
Muito tempo gasto para ler materiais relacionados com a escola ou trabalho;
Prefere livros com figuras, gráficos ou esquemas;
Prefere livros com pouco texto em cada página;
Pouca tendência para ler por prazer;
A ortografia continua desastrosa e preferência por escrever palavras mais simples;

Áreas fortes:

Mantém as áreas fortes sinalizadas em anos anteriores;
Grande capacidade de aprendizagem;
Melhoria significativa quando tem mais tempo em testes de escolha múltipla;
Pode ser muito competente em áreas muito especializadas;
Pode ser muito bom em escrita se for o conteúdo o importante e não a ortografia;
Boa capacidade de expressão de ideias e de sentimentos;
Excelente capacidade de empatia e relacionamento caloroso com os outros;
Sucesso em áreas que não dependam da memorização de factos;
Talento para a conceptualização e capacidade para encontrar perspectivas originais;
Notável capacidade de adaptação a situações novas.

Sally Shaywitz (2005) Overcoming Dyslexia, Tradução Luísa Mota



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