Um sítio sobre dislexia

A nossa colega Luisa Mota está a construir um sítio especializado em dislexia. Vamos aguardar com muita expectativa e dar-lhe todo o apoio e colaboração. Entretanto, vamos espreitando em http://dislexia.luisamota.googlepages.com ou aqui mesmo...

terça-feira, 19 de dezembro de 2006

hiperactividade e défice de atenção

postado por: alzira fernandes

características principais:

Falta de atenção
Hiperactividade
Impulsividade


Subtipos:

Predominantemente desatento
Predominantemente hiperactivo-impulsivo
Tipo misto


Idade média de início das queixas:

3-7 anos


Pico

6-11 anos


Prevalência

3-5% da população
Nas crianças: 70-80%
Nos adolescentes: há um declínio da sintomatologia


Comorbilidade

Comportamento de oposição
Prob. de humor (depressão)
Prob. de ansiedade
Prob. de aprendizagem


Modelos teóricos

Modelo cognitivo-interaccional
Modelo transaccional-neurodesenvolvimental
Modelo de inibição comportamental

Modelo cognitivo-interaccional

défices nos processos primários:

dificuldades em suster a atenção e esforço
desinibição-impulsividade
défices na modulação da activação
tendência para procurar reforço imediato

défices nos processos secundários:

dificuldades no desenvolvimento de compreensão de ordem mais elevada
dificuldade em desenvolver esquemas, incluindo conceitos, estratégias e operações académicas
dificuldade ao nível das metacognições
baixa motivação


Modelo transaccional-neurodesenvolvimental

História desenvolvimental :

Factores biogenéticos (anomalias/cromossomas/temperamento)

Factores ambientais (toxinas pré/pós-natais, complicações no parto)

Desenvolvimento e maturação do sistema nervoso que afecta os mecanismos de feedback bidireccionais
Estruturas subcorticais (sensorial, reflexos autonómicos, activação indiferenciada do córtex, modulação da atenção)

Estruturas corticais (funcionamento executivo, reflexos de inibição/desinibição, iniciação e regulação do controlo motor,atenção dirigida, coordenação da informação, apreciação/reconhecimento de reforços, mediação verbal)

capacidade intelectual, cognitiva, atencional e mnésica afectadas

inteligência verbal
inteligência não-verbal
compreensão e abstracção
fluência verbal

manifestações comportamentais, psicossociais e académicas

dificuladades familiares (conflitos parentais, com os irmãos, não adesão)
rejeição dos pares, baixa autoestima, comorbilidade com: oposição depressão, e problemas comportamentais)
problemas académicos (atrasos académicos, fracasso escolar, comorbilidade com: dificuldades de aprendizagem)

modelo de inibição comportamental

Desinibição comportamental e motora relacionadas com as funções executivas:

memória de trabalho (não verbal) pobre
interiorização da fala (memória de trabalho verbal) retardada
auto-regulação imatura (afecto/motivação/activação)
reconstituição deficitária


factores de risco

factores neurológicos
hereditariedade
vulnerabilidade infantil
temperamento
ambiente familiar
práticas parentais educativas



consequências desenvolvimentais

adolescência:

abandono escolar
utilização de substâncias
baixa autoestima
Perturbações de humor
Início precoce do comp. Sexual

idade adulta:

Perturbação de personalidade anti-social
Utilização de substâncias
Perturbação de ansiedade
Perturbação de humor

Avaliação multidimensional

diferentes métodos
diferentes informadores
diferentes contextos

métodos

história clínica
entrevista clínica estruturada
testes psicológicos
avaliações dimensionais
observação directa do comportamento


informadores

autoavaliação
pais
professores
pares
irmãos
familiares próximos…


contextos

familiar
escolar
social…


exemplo de protocolo de avaliação

autoavaliação da criança
CADS-A (Conners, 1997)
Ajustamento comportamental e emocional: YSR (Achenbach, 1991)
Atenção: Toulouse-Piéron
Ansiedade e depressão: RCADS (Chorpita, et al., 2000)
Afectividade: PANAS (Sandin, 1997)
Preocupações: PSWQ-C(Chorpita, et al., 1997)
Avaliação cognitiva: WISC- III


(texto a completar)

Procura um Psicólogo(a) ou Psicoterapeuta,

Procure Aqui!

Anúncios Grátis. Consulte ou ponha um anúncio em www.anuncios.psicotemaweb.com